quarta-feira, 14 de julho de 2021

Construindo nossos próprios acervos.

 


Os progressos das tecnologias, em tempos atuais, no provem de avançados aparelhos com
  muitas facilidades de acesso a aplicativos, plataformas virtuais, etc.

A pandemia tem gerado camadas de atores comediantes, frenéticos dançarinos, fantasiosos influencies e outros grupos que dia a dia se empoderam e assolam a redes sociais, mas o conteúdo são apenas pessoais desabafos com uma perda de sensibilidade para com a cultura.

Resgate sua história.

Assim com o passo do tempo os registros históricos (documentos, fotos, jornais e revistas) que são catalogados de “coisas velhas” são destruídos, abandonados, nossa história perde-se cotidianamente, por este descaso que é tendência in crescendo

Talvez em sua família fiquem em alguma gaveta, num armário da bodega o em alguma caixa de sapatos   em sua casa, você é umas pessoas afortunada e tem uma grande possibilidade de resgatar as pegadas que deixaram seus antepassados.

Você está na hora de resgatar-lhe. Pesquise em sua família se alguém tem outros, reúna-los, depois de ler alguns entendera que interessante é conhecer a história familiar que é sua também.

Fale com seus parentes idosos.

Se você tem parentes idosos compartilhe um café e fale com eles, use algumas das tecnologias vigentes e registre este importante e enriquecedor encontro.

Conserve as fotografias.

Se tem fotos antigas procure a data, local e as pessoas que foram registradas nelas, escreva um bilhete e ajunte-lhe à fotografia, faça um envelope com papel para impressora e na capa escreva a informação antes citada, jamais escreva no verso da foto.

Preserve os documentos em papel.

Os documentos que tem como suporte papel, são muito delicados pois o tempo sempre está degradando-os, além dos agentes físico, biológicos e o próprio homem.

Para fazer um processo de higienização caseira deve ter os seguintes materiais, luvas de procedimento cirúrgico, máscara para proteção respiratória, um pincel para verniz de 4 polegadas. Altamente recomendável é trabalhar em um espaço arejado e sobre uma superfície totalmente lisa, idealmente sobre uma mesa com coberta de vidro.

Todo processo de higienização deve ser feito folha a folha e incluindo frente e verso de cada.

Então vamos cuidar de nossa história familiar que é a nossa própria.

 

(*) Carlos O. Osorio Osorio – Responsável Projeto Profa. Elva Marcondes-Rio Casca