![]() |
Elva Marcondes Carneiro |
ELVA MARCONDES CARNEIRO, nasceu em 18 de março de 1911, em Rio Casca. Filha de Aristides Marcondes Carneiro e Etelvina Pereira da Silva Marcondes, filha primogênita de oito irmãos.
Passou sua infância em Rio Casca e fez as séries iniciais com a professora Senhora Francisca de Assis Marcondes, sua avó. Estudou o ginasial e Magistério na Escola Nossa Senhora Auxiliadora em Ponte Nova.
Foi professora na Escola Senador Cupertino e professora de História e Geografia no Colégio Imaculada Conceição até se aposentar. Logo depois mudou-se para Belo Horizonte e mais tarde retornou à sua cidade natal.
Casou-se com o Senhor Antônio Pinto Moreira Filho, não tendo deixado filhos. Residia com seu marido à Avenida Senador Cupertino-80, onde até os dias atuais encontra-se sua antiga residência.
Falava francês muito bem, lia livros em latim e jornais que vinham de Belo Horizonte e Rio de Janeiro diariamente, escrevia artigos para os jornais de Rio Casca, sendo uma mulher muito culta. Era uma ótima anfitriã, recebia a todos muito bem em sua casa, promovendo saraus com música, pois era uma ótima pianista. Fazia crivo e bordava com muito primor. Gostava de jardinagem e cultivava várias plantas em seu quintal como rosas, lírios e orquídeas. Era muito caridosa e fazia muitas doações principalmente para o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ministrava aulas de catecismo juntamente com a senhora Zezinha Penido.
Era excelente professora, muito elogiada pelos seus alunos, pois não aplicava castigos físicos aos seus discentes. Foi diretora de um grupo de teatro chamado Grêmio Dramático Cônego Scotti. Em 1986 recebeu do presidente da Câmara Municipal o Diploma da Medalha “ Ordem do Mérito Legislativo”.
Faleceu em 27 de agosto de 2000, sendo sepultada no jazigo da família.
Colaborador: Eduardo Marcondes Machado